7.8.03

Somos todos hipocritas.

Sim, somos. Nem vem negar que se vier já vai estar afirmando a minha tese.
Bom, por que estou generalizando!? Sim, eu que sou totalmente contra a generalização(?) dos termos? Porque... bom, se resume a incrível frase "It's life Jim..." ou então uma versão mais recente que traduz o mesmo sentido tirada do sábio filme de "O todo poderoso" "And that's the way the cookie crambles"

Não entendeu? Bom, a filosofia por detrás dessas frase se resume a... Vida. Hm, agora deixe me dizer-lhes uma coisa, acho que o que eu mais detesto na vida é justamente isso. A Hipocrisia. Por quê? Porque está intimamente ligado a quase tudo que odeio. Cinismo, Falsidade, e etc. Eu sempre me considerei uma pessoa ... não sei o contrário de hipócrita, mas isso...

Mas descobri, que é impossível. Todos nós somos um pouco hipócritas, em algum aspecto... Ok, pode ser que eu tenha forçado um pouco em ter chamados todos de hipócritas, porque parece algo muito forte. Mas é por aí. É algo do tipo... preconceito. Muitas pessoas dizem não ser preconceituosas... Grande mentira!!!

Olhe, desculpe, mas se você disser para mim que não tem preconceito nenhum, eu vou te chamar de mentiroso(a). Eu, que me considero uma pessoa pouco preconceituosa admito que tenho preconceitos. É só parar para pensar. Duvido muito que algum de vocês pare para ajudar um mendigo cheirando mal a atravessar uma rua, um bêbado a sair do meio da rua... casos simples do cotidiano de uma cidade. E por quê? Esse tipo de pessoa não pode ser uma pessoa de boa índole que a vida trouxe infelicidades e decepções? Que no fundo é uma ótima pessoa? Pode.

Mas preferimos passar reto.

Ok, pode culpar a sociedade, o sistema... a mídia, a família... os valores impostos... o que quiser. Isso justifica. Mas não some com o preconceito. Ah, e para avisar, preconceito é diferente de racismo. Racismo é um tipo de preconceito.

São coisas que fazem parte do ser humano. É triste, mas é verdade. E se você não concorda comigo, tudo bem, discordar é algo que temos o direito de fazer, mas eu simplesmente acho que você não está sendo sincero consigo mesmo. Pare e reflita. Provavelmente verá que o que digo, tem o seu fundo de verdade. Lógico, que generalizar é ruim... cada caso é um caso. Mas eu acho que se analisar sua vida. Seus atos e valores, verá que eu não estou tão longe de sua realidade.

Ok, você agora deve estar pensando que eu sou um arrogante, um garoto idiota que não viveu nada da vida ainda e já quer filosofar sobre ela. Ótimo. Eu também acho isso. Mas... até onde eu enxergo, e até onde eu entendo, e até onde a minha mente e coração alcançam eu continuarei a defender com toda garra e voracidade possíveis as minhas idéias e posições.

Acho... que viverei uma vida difícil.
No entanto, uma coisa que me garante que não me tornarei um cara fútil, indiferente, comum... é isso. Mas uma coisa eu digo. Sei admitir derrota e quando estou errado. Não sou um daqueles caras que sabe que está errado e bate o pé e parte para a ignorância.

Se acha que estou errado, comente. Gostaria muito de ler sua opinião sobre o assunto. Como estou sempre limitando o meu tempo para posts, não estou conseguindo escrever sempre tudo o que penso... espero um dia retomar esse assunto.